Contador de Visitas

domingo, 13 de julho de 2008

O que é Poesia Marginal?

Ao estudar o autor Ferréz, deparamos-nos com o termo "poesia marginal". Não temos a pretensão de defini-la, seria muita ousadia nossa, mas fomos instigados e instigadas a pensar sobre a mesma e depois de algumas discussões foi construído o texto que segue:
Poesia Marginal
A poesia marginal ela descreve violência, morte, assaltos. Fatos que acontecem em favelas, como o tráfico que tem a participação de policiais, pois muitos são psicopatas, isto é, são das quadrilhas de alguns traficantes. Na poesia marginal o autor rebela-se por meio das palavras ao apresentar como tema um lugar em que a maioria dos seus moradores são negros e tidos como ladrão. Contudo, as palavras contestam esta realidade ao fazer a denúnca da discriminação sofrida e fazer por meio dela o anúncio de uma luta armada das palavras que seguem: Mudança, Vida, Amor, Paz, Igualdade, Alegria, Esperança, União, Carinho, Não à Violência, Amizade, Lealdade e Firmeza.
(Texto construído coletivamente em 09/07/08)
A construção requer idas e vindas, são momentos de reflexão. É um exercício, que nos faz pensar. Também sou conduzida a reformular conceitos e formar opinião, à partir das discussões. Nas reflexões que reportaram-se a "contestação com as palavras, denúncia e anúncio", contribuí aos instigá-los, mas nas demais consideraçoes partiu da turma. É um processo, é lógico que tem os que participam mais. Fiquei muito comovida com as palavras que enumeraram, pois foi espontânea.

Nenhum comentário: