Contador de Visitas

domingo, 30 de dezembro de 2007

Partilha

Liriane, Tainara, Tamira e Elaine. (3ºanoB)
"Ensinar exige apreensão da realidade."(Paulo Freire)
"Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos."(Paulo Freire)

"Conhecendo o mundo por meio do mapa. "(Peterson)
As atividades escolares findaram com as crianças em 19 de dezembro, contudo nós professores permanecemos até 21 de dezembro. Passado este período retomei as atividades realizadas com as crianças, para concluir a proposta deste blog. Entendo ser relevante partilhar com outras pessoas, ligadas ou não à educação, as experiências vivenciadas em sala de aula. Pois como educadora, muito tenho abstraído de outras práticas, tendo as mesmas contribuído para o meu trabalho, portanto é chegado o momento de também partilhar. Sou aprendiz na net, ainda apanho bastante, rsrsrs, com os novos recursos tecnológicos. Mas, não posso furtar-me deste desafio e, implementar no meu trabalho estas novas ferramentas. Dito isto é, importante ressaltar dois professores: Cristiano Max(curso de pós graduação da FEEVALE "História, Comunicação e Memória do Brasil Contemporâneo"), que instigou-nos em suas aulas, descortinando novas possibilidades e desmitificando os "medos"(eu, srrsrs, tinha muitos), consoante aos recursos tecnológicos oferecidos pela net e Richard Belchior(também professor do pós da FEEVALE e professor do projeto "Ler é Saber", numa oficina ministrada durante o ano sugeriu-nos a criação de um blog, contemplando os trabalhos realizados. As falas destes professores foram importantes para lançar-me a este novo desafio, que diga-se de passagem foi uma experiência maravilhosa; amei.

Obrigada a todos e todas que prestigiaram o nosso trabalho. Um abençoado ano novo, em 2008 retornaremos com novas atividades. Se tudo der certo, as mesmas serão postadas pelas crianças no "Laboratório de Informática", caso tenham acesso a internet na escola. Aguardem-nos. Beijos no coração, Maria Ester Martins do Nascimento(professora)

2 comentários:

Gerson disse...

Parabéns pela iniciativa, precisamos de pessoas como você Ester, corajosas, determinadas, que não olham para o grau de dificuldade. Fico emocionado em ver o conteúdo deste blog, saber que você tomou para sí o compromisso de fazer a diferênça entre tantos educadores que se acostumaram aos métodos tradicionais que pouco trazem resultadostão expressivos quanto ao método utilizado por você. Ver crianças com tamanho entusiasmo nos emociona, num pais em que a educação sofre a cada dia pelo desinteresse de uma sociedade que dorme diante do caos estabelecido onde a marginalidade arrasta milhares de crianças. Ver neste teu projeto um grande passo transformador, que com certeza, encurtará as distâncias em que vivemos, como disse Zygmunt Bauman em Modernidade liquida pag. 193 "As diferenças nascem quando a razão não esta inteiramente desperta ou voltou a adormecer".Somente o conhecimento tem o poder de transformar, de mudar para melhor a vida das pessoas, Deus fala através do profeta Jeremias "O meu povo perece por falta de conhecimento". Pessoas como você Ester que com ínfimos recursos, mas com muita vontade, garra e determinação fazem e farão cada vez mais a diferença neste mundo desigual e oprimido por tantos tipos de interesses, lamento contudo por não haver nenhum tipo de sinal positivo por parte das organizações constituídas para fazerem a diferença neste mundo, se a trinta anos atrás houvesse essa mentalidade e disposição, muito provavel que já teríamos dado um incrível salto de transformação desta sociedade carente. Minhas palavras são de incentivo, SIGA EM FRENTE , pois mesmo não sendo nativa desta geração informatizada, encontras forças e coragem como imigrante digital para fazeres deste recurso um meio de acelerar uma proposta inovadora com vistas para um futuro próximo, essa crianças com certeza serão gratas a você, pois mostras um caminho em que se pode confiar.
Continues assim como és, uma guerreira com propostas inovadoras, uma vencedora ! Um forte abraço !
Gerson Cunha

Riccas Roupas em Couro disse...

oi mana parabens pelo seu projeto espero que consiga alcansar seus objetivos precisamos de pessoas assim em nossa sociedade do seu amigo Cesar Leandro Bohrer