Contador de Visitas

sábado, 16 de maio de 2009

Período de afastamento

Num perído de alguns dias estive afastada deste espaço por razões justificáveis. Estávamos com nossa mãezinha hospitalizada em decorrência de uma cirurgia, infelizmente não resistiu e deixou-nos. Contudo fica entre nós, suas filhas e filho a marca de uma presença, que se perpetuará pelo legado que deixa-nos através dos ensinamentos que obtivemos. São momentos que todos passaremos um dia, mas dói e, como dói... Continuamos na luta, na esperança do reencontro.
Antes de afastar-me das atividades escolares preparava junto as crianças uma reflexão sobre o 13 de maio, com uma programação na Sociedade Cruzeirodo Sul(09/05), em Novo Hamburgo, junto aos remanescentes dos fundadores da mesma, que resgata a participação da comunidade negra na construção da cidade de Novo Hamburgo. Este trabalho foi instigado pela leitura de textos da professora Me. Magna Magalhães, da Feevale. Também preparamos um seminário com o Coordenador da Coordenadoria de Igualdade Racial, Eduardo Gomes da Silva, Coordenadora da História da África da SMED de NH, Salete Teixeira e o secretário geral do Movimento Negro Palmares, de São Leopoldo Cézar Nascimento Moura. No dia 12 ocorreu várias oficinas. Tal proposta tem como objetivo suscitar nas crianças o respeito ao outro, que requer acolhida, afeto, despreendimento. Os preparativos para esta semana foram dificeis, pois em muitos momentos lágrimas rolavam do meu rosto, em razão da situação vivenciada por minha mãe. Não tive o privilégio de usufruir das discussões, mas o dever foi cumprido. Sinto-me gratificada por desempenhar um trabalho que permite-me acompanhar, interferir e semear a boa semente. A todos e todas que acompanham o nosso trabalho, um fraterno abraço, Maria Ester do Nascimento.

Nenhum comentário: