Contador de Visitas

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Lanceiros Negros

A história não é estática, sofre alterações ao longo dos anos. Em decorrência disto novos fatos vão sendo agregados a mesma, como por exemplo a participação dos Lanceiros Negros na Revolução Farroupilha. A invisibilidade negra na historiografia oficial não é novidade para ninguém, embora alguns avanços sejam observados, resultado da luta dos movimentos sociais, em especial da militância negra. No Rio Grande do Sul não é diferente, podendo ser enumerado vários exemplos, como: a invisibilidade negra num dos espaços mais significativos do Estado, o Palácio Piratini; a representação nos livros didáticos, no que diz respeito a construção do Estado, sendo sempre referendando que o mesmo destaca-se dos outros Estados pela participação dos imigrantes alemães e italianos, desconsiderando a participação de outras etnias e o que dizer de um hino que menciona numa de suas estrofes "povo que não tem virtude, acaba por ser escravo". Tais fatos, remetem-me como educadora a discuti-los em sala de aula, o que tenho feito no decorrer do ano, nos distintos assuntos desenvolvidos.
Nos festejos da Revolução Farroupilha refletimos sobre o hino e a participação dos Lanceiros Negros, por meio de uma dramatização de uma poesia alusiva ao tema.
Nos próximos dias, estarei colocando foto desta apresentação, ficou muito bonita e, principalmente proporcionou o conhecimento de toda a escola sobre o fato, pois foi abordado numa hora cívica.

Nenhum comentário: